quinta-feira, 24 de julho de 2008

As Ilhas Selvagens pelos olhos de uma madeirense

-
Um dia alguém chamou às Ilhas Selvagens a última fronteira.
A expressão foi utilizada num documentário e creio que não podia ser mais acertada... a começar por aquilo que o termo 'fronteira' encerra em si mesmo: efectivamente, as Selvagens são o território mais a sul de Portugal - a 270 quilómetros da Madeira - e situam-se a 250 quilómetros da costa africana.
-
A sua localização geográfica permite-lhes combinar as aragens húmidas do Atlântico com a influência dos ventos quentes e secos vindos de África. O resultado é um clima ameno durante todo ano.
Depois é uma zona com intervenção humana praticamente nula, o que explica a preferência por dezenas de espécies animais - principalmente aves migratórias - que utilizam as Selvagens como ponto de passagem e pouso preferencial.
Diz quem por lá passa que essa é uma característica singular que, não raras vezes, proporciona espectáculos de rara beleza.
-
Os regimes de visitação são, todavia limitados: na Selvagem Grande cada grupo de visitantes deve ter, no máximo, 20 pessoas enquanto que na Selvagem Pequena a restrição é ainda maior por motivos de tamanho: a ilha é substancialmente mais pequena e, de cada vez, não aceita mais do que oito visitantes.
Os termos de visita e pedidos de acreditação podem ser consultados e preenchidos no site do Parque Natural da Madeira.
O documento pode ser enviado por correio normal, via fax ou email.

-
André Rodrigues
-
Audio: Susana Fontinha (Directora do Parque Natural da Madeira)
-

1 comentário:

Anónimo disse...

A última "barreira" foi quebrada!
Os 6 radioamadores já se encontram na Selvagem grande e em fase de trabalhos de montagem das estações. Primeiros contactos via radio já efectuados. E eu fui um dos sortudos... ;-)
CT1FJL